Hoje, dia 21 de abril, recebemos a visita do senhor Luiz, engenheiro clínico do HEMOPA. Essa visita é praticamente a última etapa para a implantação da agência transfusional no município de Anajás, conhecida também como banco de sangue. Em breve, os Anajaenses poderão contar com transplantes sanguíneos na sede do município, um serviço que salvará muitas vidas não só dos Anajaenses, mas também de pacientes de municípios vizinhos.
Desde 2021, o secretário de saúde vem pleiteando essa agência para o município de Anajás. Só depois de uma reunião entre o secretário de saúde e o presidente da fundação HEMOPA, o projeto teve um grande avanço. O presidente, após ouvir o secretário, deu celeridade ao projeto.
É importante destacar que Anajás será o primeiro município da ilha do Marajó a implantar uma agência transfusional a nível municipal. Atualmente, somente o Hospital Regional Público de Breves conta com essa agência a nível de Estado.

Segundo o secretário de saúde Jerime, nada seria possível se não fosse a ajuda de Deus e do prefeito que sempre o apoiou na busca para realizar esse feito. Ele também agradeceu sua equipe, citando a Sra. Rosa Brasil, o enfermeiro Tiago e outros profissionais que ajudaram de alguma forma. O secretário agradeceu imensamente ao governador do Estado, Helder Barbalho, ao presidente do HEMOPA, Paulo Bezerra, e ao engenheiro clínico, Dr. Renato, que foi bastante atencioso com a equipe.

Por fim, o secretário agradeceu a equipe da ASCOM representada por Teddy Harrison e a vice-diretora do hospital Vanda, que assinaram a vistoria realizada pelo engenheiro. Essa é mais uma conquista da Secretaria Municipal de Saúde de Anajás juntamente com a gestão Boró e Quito, que trabalha noite e dia para o progresso do município continuar.