Outubro Rosa – Posto São Francisco promove campanha de prevenção do Câncer de Mama

0

Durante todo este mês, o movimento conhecido como Outubro Rosa busca estimular a participação da população no controle do câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e enfatizando a importância da prevenção e dos cuidados entre as mulheres. Desta vez o Posto São Francisco preparou uma programação envolvendo diversas palestras, ações orientativas e exames. A dependência do posto lotou com homens e mulheres do nosso Anajás para participar da campanha e abraçar a causa.

Durante a manha foram feito atendimento normal, além de palestra sobre prevenção e como diagnosticar, mostrando a todos a importância de se cuidar, pois o tumor na mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres, ficando atrás apenas do color retal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar do alto risco da doença, se descoberta precocemente, a chance de recuperação chega a 95%.

A Secretaria de Saúde do município, Dilma Soares que adquiriu câncer e hoje se encontra curada, palestrou sobre seu tratamento, desde o diagnostico até a cura, e mostrando a importância de procurar fazer os exames.

Para prevenir o câncer de mama, as mulheres são orientadas a realizar o autoexame a fim de identificar estágios iniciais da doença, assim como proceder ao exame por profissionais de saúde qualificados para a atividade. A enfermeira Ruthnilse Araújo em sua palestra ensinou as pacientes como fazer o autoexame de toque nas mamas, e reforçou informando que o exame também pode ser feito no posto junto com o exame de PCCU.

Hábitos saudáveis, segundo a Médica do Posto Patrícia Lopes e o enfermeiro Tayllor Nascimento , podem prevenir casos. Recomenda-se praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, controlar o peso, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Estima-se que cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de bons hábitos no cotidiano.

#OUTUBROROSA
#PREVENÇAOCANCERDEMAMA
#PREFEITURADEANAJAS

 
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade