Secretaria de saúde realiza ação de prevenção a raiva humana na zona rural do Município

0

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação voltada a investigação e prevenção da raiva humana na área rural do município, mais especificamente no igarapé Saparará e suas localidades.

O objetivo é eliminar a raiva humana transmitida por cães, gatos e morcegos e controlar a Raiva Canina e felina. A ação se deu de forma a atender notificação de ACS local, com relação à mordedura de morcegos em humanos e em animais, realizando a prevenção com a vacinação, captura de morcegos e Educação Sanitária. Vale reforçar que não foi detectado nenhum caso de raiva no município de Anajás, contudo com o vírus circulante, foi realizado a profilaxia da raiva humana e animal conforme as condutas e indicações de profilaxias necessárias, incluindo o ciclo silvestre da raiva, na captura de morcegos para a vigilância e controle da raiva humana.

Foram vacinados cerca de 80 cães e 03 gatos, e imunização na população local esta ação tem o Apoio da Secretaria do Estado de Saúde Pública – SESPA e Prefeitura de Anajás.

A coordenadora da Profilaxia da Raiva animal do munícipio Ana Cotta explicou um pouco sobre a doença: “Existem dois tipos epidemiológicos: a Raiva urbana, tendo como partícipes na cadeia de transmissão os caninos e felinos e a Raiva rural ou silvestre, onde estão envolvidos animais como morcegos, raposas e macacos. Não há tratamento específico para o vírus da raiva, sendo portanto, as medidas de prevenção da doença as principais ações no controle dessa zoonose.”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que, no tocante ao controle da população canina e ao combate da raiva, o programa realizado deve contemplar o controle de natalidade de cães e de gatos e a educação da comunidade.

A Secretária de Saúde do município Kelly Barros afirmou que “Devido os casos de raiva detectados no Marajó recentemente, todos os municípios entraram em alerta então decidimos fazer uma ação desse porte como medida de prevenção”.

A equipe da Secretaria permanecerá em julho com o trabalho de investigação e prevenção à raiva humana no município de Anajás de acordo com o calendário lunar, por enquanto será realizada visita técnica e investigação com o ACS local. A equipe é composta por profissionais da Secretaria de Saúde que são: Ana Cotta- Coordenadora da Profilaxia da Raiva Animal; Maria Patrícia Vinals Mestre – Médica em Medicina Geral Integral; Kelly Barros – Secretária de Saúde e Saneamento; Beatriz Pereira de Oliveira- Técnica em Enfermagem; Maria de Nazaré Paixão Rêgo – Agente de Saúde; Edson Pantoja- Agente de Endemias; Márcio Quaresma – Agente de Vigilância em Saúde; Sérvulo Ferreira Alves- ACS;

Texto: Alessandra Guimarães/ ASCOM PMA

Fotos: Equipe da Secretaria de saúde

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade