Reunião Aberta Discute Segurança Pública Em Anajás

0

A prefeita Jacy Barros participou na terça-feira feira (14) de uma Reunião pública para debater sobre segurança pública no município, promovida pela Delegada Vanessa Macedo superintendente da Polícia Civil na região do Marajó Ocidental, na Câmara de Vereadores. Representantes da sociedade civil, Polícia Militar, Polícia Civil e vereadores também participaram dando suas opiniões a respeito da onda de insegurança que assola nosso município.

O principal objetivo da reunião era de que surgisse proposta oriunda das lideranças presentes e da população em si. Na ocasião, a Delegada Vanessa compartilhou com todos através de um cartaz o número do disque denuncia do estado 181, onde a população poderá ligar gratuitamente para fazer denuncias de forma anônima, em seguida pediu para que todos, a população de um modo geral participasse, contribuindo com denuncias que ajudassem a combater a criminalidade no município, enfatizou a colaboração da população para que esse sistema dê certo. Outra ideia da delegada é que seja criado um grupo em aplicativo de mensagem instantânea de combate ao crime, com os diversos órgãos e a população.

O Comandante do pelotão em Anajás Sgt Aragão, esclareceu sobre a tragédia ocorrida na última sexta feira onde uma jovem foi vitima de bala perdida quando estava dormindo em sua residência por conta de um tiroteio entre bandidos no bairro Santa Quitéria em Anajás. A PM contava apenas com dois policiais atuando na mesma madrugada, devido o déficit de guarnição fixa no município. Informou ainda que uma turma formou-se a pouco tempo em Breves e que em logo receberemos mais Policiais Militares. No decorres da Reunião, distribuiu o número do interativo da Policia Militar no município, para que todos possam acionar os PMs em caso de emergência.

Lembrando que a equipe da Policia Civil do município foi trocada em Abril do ano corrente, e que agora é liderada pelo Delegado de Policia Civil Gustavo Sampaio. Durante anos a população anajaense não se sentia segura em dirigir-se a delegacia nem ao menos para registrar um B.O, essa realidade vem mudando em poucos meses, com a seriedade e comprometimento da nova equipe. O DPC Sampaio reforçou esta fala durante a reunião “a equipe está de portas abertas para ouvir a todos, que os tempos da “lei do silêncio”, ameaças feitas pela corporação não existem mais”, incentivando a população a contribuir com o trabalho da PC através de denuncias para que os meliantes que aterrorizam a nossa pequena cidade sejam presos, e que os crimes ocorridos na mesma sejam solucionados.

A prefeita informou sobre o apoio que tem dado a Polícia Militar que recebe combustível, alimentação, transporte e alojamento adequado da Prefeitura. A Prefeita comprometeu-se ainda, que quando necessária realizar operações no interior ou transferência de meliantes presos até Breves, o estado se responsabiliza com a voadeira e prefeitura vai doar o combustível. A chefe do poder executivo municipal junto com seus representantes, secretários presentes comprometeram-se também em haver uma união entre os órgãos, secretaria de saúde, assistência social, secretaria de educação para que juntos com seus programas deem um maior suporte a população, através de políticas públicas voltadas para educação e assistência Social.

A participação da população é de suma importância. De acordo com o artigo 144 da constituição, a Segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade