Prefeitura de Anajás promove Ação Cidadania para os ribeirinhos

0

A Prefeitura de Anajás mais uma vez está dando um importante passo em nome da cidadania no município e promoveu a Ação Cidadania para todos.

Um projeto criado para atender aos ribeirinhos com objetivo de prestar serviços de cidadania e inclusão social às comunidades. Uma parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.
Durante sete dias a Equipe da Ação viajou pelos rios do Baixo Anajás para fazer atendimentos como:  Consulta Médica; atendimento de Enfermagem; Atendimento Odontológico; Vacinação e atualização de carteira de vacina; Teste rápido de HIV, Sífiles, Hepatite (B e C); Exame de PCCU(Preventivo de câncer de colo de útero); Exame de malária e doença de chagas; Vacinas em animais; Emissão e atualização de cartão SUS; Verificação situacional do Programa Bolsa Família; Primeira vigência do peso do Programa Bolsa Família; Orientação sobre entrada para o BPC idosos e deficientes; Emissão de RG e CPF; Palestras sobre orientações para Programas Sociais; Atendimento com Assistente Social e Psicólogo; Atendimento com Fisioterapeuta;

Desde dia 25 viajando pelos rios da região do Baixo Anajás e os barcos da Ação aportaram em 4 vilas, a primeira vila a receber os atendimentos foi a Vila Mocambo do Guajará, depois Vila São João (Martins) no rio Guajará, a terceira foi a Vila Boas novas no rio Cururú e por último Vila Nova Filadélfia no rio Jurará.

O critério de escolha das localidades foi por serem longe da cidade e com difícil acesso, as vilas onde os barcos atracaram precisariam ter espaço e suporte para a equipe se instalar e poder fazer os atendimentos.

Na ocasião, também foram realizadas palestras sobre o Programa bolsa Família e atividades em grupos por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, pela parte da manhã, durante os atendimentos foi distribuído sopa para todos que aguardavam, em todas as vilas.

A Prefeitura disponibilizou ainda uma brinquedoteca para que as crianças se divirtam enquanto seus pais recebem atendimento. Leitura, brincadeiras, pinturas e vídeos educativos e muito mais, animaram a criançada.

Dentre tanto trabalho, uma história chamou a atenção de toda a equipe ali presente, um homem de 34 anos cujo nome Dailson Rodrigues dos Santos, até então, não tinha nenhum tipo de documento. “Sempre quis tirar meus documentos, mas meu pai brigava comigo e com meus irmãos quando pedia pra ele, cheguei a apanhar por causa disso, agora consegui tirar minha certidão e minha identidade”. Pai de 4 filhos, mora no Mirundé (Igarapé próximo ao rio Guajará), trabalha tirando palmito e com a realidade como de muitos brasileiros, é analfabeto. Com ajuda de assistente social presente e aos serviços da Ação cidadania, ao seus 34 anos Dailson conseguiu tirar seus documentos e agora é oficialmente um cidadão Brasileiro.

A Prefeita Jacy Barros e o vice prefeito Pedro Mesquita estiveram juntos acompanhando de perto os atendimentos e ouvindo a população para conhecer as necessidades locais e levar serviços de utilidade à comunidade. “É muito gratificante para todos nós trazer esse tipo de serviço, pois sabemos a necessidade desse povo, um projeto que pretendo continuar durante todos esses anos”.

A Ação cidadania fez seu último atendimento no dia 3 de março e já estão planejando a próxima viagem.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade