A importância do manejo do açaí no município de Anajás

0

Na imagem acima podemos observar um açaizal no igarapé do Zinco, no Alto Rio Anajás. Região de grande expressão na produção de frutos no município de Anajás.

O município de Anajás é popularmente dividido de acordo com os principais rios que banham e entrecortam o mesmo. São eles: Baixo Rio Anajás, Rio Guajará, Rio Jurará, Rio Mocoões, Alto Rio Anajás e Rio Aramã.

Entre esses seis setores, que formam o município de Anajás, podemos destacar as regiões do Alto Rio Anajás e do Rio Mocoões como as áreas de maior produção de açaí do município. Nos demais setores, a produção de frutos não chega a ser tão expressiva e constante como nessas duas.

No Rio Mocoões destacam-se as localidades denominadas de Francês, Luciana e Cruzes cuja produção mais expressiva (safra) ocorre entre os meses de janeiro a junho, no entanto, nos demais meses do ano também produzem bastante açaí.

No Alto Rio Anajás, destacam-se as localidades do Jutaí, Vencedora, Catispera, Purus, Peixe Boi e Bom Jesus. Nessas localidades, tanto no Rio Mocoões quanto no Alto Rio Anajás, a principal fonte de renda das famílias que vivem exclusivamente do mercado do açaí seja produzindo (Agricultura familiar – Produtores Ribeirinhos), seja coletando (Peconheiros).

Essa e as demais localidades citadas são responsáveis por abastecer o mercado local e exportar para outros municípios o açaí que é produzido nesses açaizais. As outras localidade de maior produção que merecem destaque são as localidades do Jurará no Rio de mesmo nome e a localidade do Mocambo no distrito do Guajará.

Fonte: Acervo do Profº Rossimar da Nóbrega Soares

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade